domingo, 1 de agosto de 2010

Semana da Amamentação

De 1° a 07 de agosto, mais de 120 países no mundo comemoram a Semana Mundial da Amamentação. A data foi criada em 1992 pela WABA (em português, Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Este ano, o tema escolhido é: Amamentação - 10 passos para ser amigo da criança.
A Semana Mundial da Amamentação foi criada para valorizar e informar a sociedade sobre a importância da amamentação para a saúde dos cidadãos.
Medidas devem ser tomadas para assegurar que a mulher esteja devidamente alimentada para elevar seu próprio nível de saúde e o de sua família. Além disso, deve ser garantido que a mulher tenha acesso às informações e serviços sobre planejamento familiar, permitindo-lhe praticar o aleitamento materno e evitar a redução dos intervalos entre partos que podem comprometer seu estado de saúde e nutrição e a saúde e nutrição de seus filhos.
Atingir este objetivo exige de muitos países ações pontuais que tem como foco a cultura do aleitamento materno, defendendo vigorosamente esta prática contra as incursões da cultura da mamadeira. Isto requer compromisso e campanhas de mobilização social, utilizando o prestígio e a autoridade de líderes reconhecidos da sociedade em todos os setores.
A Organização Mundial da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de vida e não exclusivo até os dois anos.
A introdução precoce da alimentação complementar reduz o tempo do aleitamento materno e reduz a absorção de ferro e zinco.
O aleitamento materno previne:
Para o lactente: alergias alimentares, desnutrição, obesidade, anemia, diabetes, diarréia e constipação
Para a mãe: Câncer de mama e de ovário
Além de promover o vínculo afetivo e diminuir riscos de contaminação e preparo inadequado de fórmulas lácteas.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://www.saude.gov.br.

Conselho Regional de Nutricionistas 2ª Região/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário