quinta-feira, 29 de julho de 2010


Vou começar a compartilhar hoje com vocês minhas viagens pelo interior do Estado, falando daquilo que mais gosto – Nutrição, especialmente sobre Nutrição e Deficiências que é uma das atividades que me dedico atualmente.
Está sendo muito compensador falar sobre Nutrição a vários profissionais e estudantes das áreas da Saúde e da Educação, contribuindo com que estas pessoas possam, em suas atividades diárias, cuidar e atender melhor as pessoas com Deficiência.
Esta é uma área muito pouco explorada pelos profissionais da Nutrição e neste Blog vou contar um pouco do que estou estudando e aprendendo sobre este assunto. E o aprendizado mais importante, até agora, é que pessoas com deficiência, tem dificuldades e problemas relacionados à má alimentação e nutrição, como qualquer outra pessoa.
A cada material que preparo para as capacitações acrescento um novo tema e vou atualizando-o, pois os participantes precisam conhecer e aprender assuntos de áreas diferentes de sua formação, em função de suas necessidades no seu trabalho diário.
Segue foto da minha viagem a Palmeira das Missões, que foi minha primeira capacitação pelo interior do nosso Rio Grande.
Nesta sala temática foram tratados diversos assuntos sobre Saúde e Deficiência e entre eles a importância da Nutrição como prevenção.

Alimentação X Deficiências


 Principais causas das deficiências:
- desnutrição materna e infantil;
- doenças crônico-degenerativas:
- hipertensão arterial;
- diabetes,
- infarto,
- acidentes vásculo-encefálicos,
- câncer,
- osteoporose

Um comentário:

  1. Achei muito legal esta tua ideia do blog e acho muito importante as pessoas lerem e aprenderem sobre nutrição relacionada com deficiências.
    Mãos à obra amiga!
    Beijo!
    Si.

    ResponderExcluir