quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alimentação e Deficiências – parada – Rosário do Sul.


Hoje vou compartilhar com vocês minha segunda viagem ao Interior do Estado para falar sobre Alimentação e Deficiências – parada – Rosário do Sul.
Nesta sala temática tinham profissionais da saúde da cidade de Rosário do Sul e de vários municípios próximos, interessados em adquirir novos conhecimentos e tirar dúvidas na área da nutrição, saúde bucal e da estimulação precoce, para assim, poderem cuidar e atender melhor as pessoas com Deficiência de sua região. Nós técnicos da FADERS, esperamos que a partir dos conhecimentos adquiridos nos fóruns e nas salas temáticas estes profissionais busquem e cobrem de seus gestores, a implantação de serviços especializados no atendimento à Saúde da pessoa com deficiência em seus Municípios.
A nutrição é tão importante na prevenção como também na terapêutica da pessoa com deficiência.
Prevenção:

O estado nutricional da mãe se reflete no crescimento intra-uterino da criança:
Mães desnutridas vão gerar crianças com baixo peso ao nascer que terão um ganho ponderal insuficiente podendo, então, ocasionar déficits cognitivos oriundos do inadequado desenvolvimento do sistema nervoso central.
A ingestão inadequada durante a gestação dos macro nutrientes ( proteínas, carboidratos e lipídios) e dos micro nutrientes( ferro, cálcio, fósforo, etc) levam a desnutrição da mãe, que poderá, então, gerar uma criança com deficiência..

Terapêutica:

Indivíduos com necessidades especiais também são mais suscetíveis ao desenvolvimento de comorbidades como obesidade ou alterações endócrinas que requerem intervenções nutricionais. Maus hábitos alimentares, acesso limitado aos serviços e uso prolongado de múltiplos medicamentos são considerados fatores de risco à saúde, e o acompanhamento nutricional pode promover a manutenção da saúde e prevenção de complicações nesta população.
As pessoas com deficiência têm um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas, obesidade, baixa densidade óssea, baixo condicionamento e inatividade física. A severidade dos problemas nutricionais depende de inúmeros fatores, individuais (idade, capacidade funcional, severidade da deficiência, estado geral de saúde) bem como condições ambientais, educacionais, de trabalho e sociais

3 comentários:

  1. Bom trabalho Jaque, o mundo precisa ser educado!
    Somos o que comemos!
    Beijo!
    Si Fig.
    http://corpalavra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns Jaque!!!
    ótimo teu blog!já me bloguei aqui.
    continue vai ser bom pra nós todos assim persceberemos as implicações de alimentos saldáveis e corretos em nossa vida.
    "somos o que ingerimos".
    ...fale sobre alergias alimentares e cuidados tambem.
    um abraço irmã da SI!

    ResponderExcluir